14 de julho de 2013 - Frederico Marinho

11 coisas inesperadas que existem por causa do Linux

Os sistemas operacionais da Apple e o Windows da Microsoft estão sempre nas manchetes, mas o Linux, sistema operacional livre e de código aberto, funciona em diversos objetos do dia a dia ou até mesmo em itens não muito comuns, sem a consciência da maioria das pessoas.

Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, disse “Você usa Linux todos os dias sem saber. É como uma parte fundamental das nossas vidas.”

“Ele roda no controle de tráfego, nos sistemas bancários e submarinos nucleares. Sua vida, dinheiro e morte está nas mãos do Linux. Podemos mantê-lo vivo ou matá-lo. É incrível o quão importante ele é.”

“O mundo sem Linux seria muito diferente. Os computadores seriam ruins e homogêneos. Você ainda estaria utilizando Windows CE no seu péssimo Windows Phone, num mundo cruel e escuro. O Linux é a razão desse mundo não existir.”

Nós separamos 11 exemplos que provam que as declarações de Zemlin não são exagero e que, para um sistema operacional muitas vezes esquecido, você depende mais do Linux do que imagina.

1 – O sistema Android dos smartphones e dos tablets é baseado em Linux

Smartphones e Tablets Android são baseados em Linux

O sistema operacional mobile mais famoso do mundo foi desenvolvido a partir de um sistema Linux e tem centenas de milhares de dispositivos ativados todos os dias.

2 – A maioria dos supercomputadores do mundo funcionam com Linux

A maioria dos computadores do mundo funcionam com Linux

 

3 – O software que controla o trem bala japonês roda em Linux

Trem bala japonês roda em Linux

Todas as vezes que o trem bala parte ou chega na estação japonesa, o Linux está agindo por trás.

4 – Controle de tráfego de alta tecnologia

Controle de tráfego de alta tecnologia

A cidade de São Francisco no estado da Califórnia (EUA) começou a utilizar recentemente controladores de tráfego utilizando Linux.

5 –  Toyota utiliza Linux para deixar os carros mais espertos

Toyota utiliza Linux para deixar os carros mais espertos

O computador de bordo e o sistema de comunicação dos veículos da Toyota utilizam Linux.

6 – Tirar leite

Linux no ordenhamento de vacas

A DeLaval, uma companhia que há mais de 125 anos produz equipamentos para produção de leite, utiliza Linux em um sistema robótico para ordenhamento de vacas.

7 – A NYSE (Bolsa da Valores de Nova Iorque) utiliza Linux

A Bolsa de Valores de Nova Iorque utiliza Linux

Os titãs das finanças precisam de um software confiável. Quando eles fizeram a troca para Linux em 2007, a NYSE reduziu custos e melhorou a flexibilidade.

8 – Linux está ajudando nas pesquisas nucleares

Linux ajuda em pesquisa na física de partículas

O CERN, que é o maior laboratório de física de partículas do mundo, utiliza Linux para controlar seu enorme acelerador de partículas.

9 – O sistema de tráfego aéreo utiliza Linux para levar você do ponto A ou B em segurança

Sistema de tráfego aéreo utiliza Linux

 

10 – Submarinos nucleares precisam do Linux para funcionar

Submarinos nucleares precisam do Linux para funcionar

Em 2004, Lockheed Martin entregou ao governo norte-americano um submarino nuclear que funcionava com Red Hat Linux.

11 – Google, Amazon e Facebook utilizam Linux em vários dos seus servidores web e nos serviços de computação nas nuvens.

Google, Amazon e Facebook utilizam Linux

 

 

É fácil perceber que em sistemas onde a segurança e a estabilidade são essenciais, o Linux é predominante. Imagine se pudéssemos ter essa mesma segurança e estabilidade nos nossos computadores pessoais? Isso é possível e é mais fácil do que a maioria pensa. O Linux infelizmente carrega uma imagem de sistema difícil de ser utilizado, e realmente não é tão simples quando o Windows, mas também não chega a ser um bicho de sete cabeças.

Tux

O que tenho percebido é que as pessoas não gostam de mudanças e preferem correr os riscos de terem o computador infectado com um vírus, perderem seus arquivos e em casos mais graves, terem suas vidas expostas com contas de email ou facebook invadidas. Já está na hora de dar uma chance ao Pinguim.

Fonte:

Business Insider: http://www.businessinsider.com/whats-linux-for-2013-7

0

Linux linux / linux foundation / linux operating system / open-source / sistema operacional / so linux / software livre /

Comments

  • Cristiano Campos disse:

    Já assistiram o filme Matrix? (qual geek não assistiu né). Pois é… Matrix é o Ruindows, achando que controla o mundo.

  • Sem dúvida o Linux é um sistema operacional extraordinário. A riqueza da Microsoft e da Apple estão exatamente aonde o Linux não entra com força: Escritório (Microsoft) e Entretenimento (Apple) de resto tudo é Linux. E se voltarmos um pouco mais no tempo o UNIX acaba sendo o grande mestre disso tudo porque o iOS é da Apple é feito em BSD um sistema Unix-Like como o Linux.

    A pergunta que eu deixo no ar é: Linus Torvalds sente hoje orgulho ou arrependimento de não ter ficado podre de rico com o Linux? Afinal, ele o criou para um ideal que acabou vingando, mas de “bolso vazio”.

    • Oi Filipe! Você tocou em um ponto interessante e que foi muito bem colocado.

      Bill Gates e Steve Jobs são as figuras mais populares e tiveram um retorno financeiro realmente estrondoso. Linus Torvalds, que pouca gente conhece (só os geeks mesmo), hoje é palestrante no mundo todo e faz parte da Linux Foundation, onde é considerado a principal “força” por trás do Linux, ajuda no desenvolvimento e na decisão do que será incluído nas novas versões do kernel. Percebe-se que ele tem sim um reconhecimento digno, apesar de que financeiramente não deve ser grande coisa se compararmos aos seus “concorrentes” mais populares. Falando por mim, se um dia eu fizer algo tão relevante quanto o que ele fez, estaria bem feliz ganhando alguns milhares ao invés de milhões ou bilhões, sem problemas, hehe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *