Conversão de formatos

2 de dezembro de 2012 - Frederico Marinho

Converter imagem IMG para ISO no Ubuntu sem precisar instalar nenhum aplicativo

Conversão de formatosO comando dd é normalmente conhecido por usuários do Linux, sendo um dos comandos mais clássicos dos sistemas operacionais linux-like, ou seja, baseados em Unix.

Com o comando dd é possível fazer uma cópia exata de qualquer arquivo, já que o processo é feito bit a bit. Diferente do que você possa estar pensando, esse não é apenas mais um comando para copiar arquivos, é muito mais poderoso do que isso. Além de copiar arquivos, ele pode copiar uma partição inteira de um disco rígido em um único arquivo, ou, como foco nesse artigo, copiar convertendo o formato do arquivo de destino.

A vantagem de utilizar o dd para conversão de arquivos é que não é preciso instalar nenhum aplicativo, já que ele é nativo de todas as distribuições Linux.

Sintaxe do comando: dd if=<caminho do arquivo de origem> of=<caminho do arquivo de destino>

Exemplo:

dd if=/home/usuario/Downloads/sanatarium.nrg of=/home/usuario/Documents/games/sanatarium.iso

Observando o comando acima você vai perceber que além de fazer uma cópia do arquivo, ele converte o arquivo do formato proprietário do Nero nrg para o formato iso.

Para converter arquivos do formato img para iso, use o mesmo comando acima, apenas alterando o nome dos arquivos de origem e destino.

Exemplo:

dd if=/home/usuario/Downloads/prisoner-of-ice.img of=/home/usuario/Documents/games/prisoner-of-ice.iso

O comando dd ainda pode ser utilizado para diversas outras funções. Mais explicações e exemplos podem ser encontrados na dica “usando o comando dd” do Felipe dos Santos, que exemplifica, por exemplo, como copiar o conteúdo de uma pasta inteira em um arquivo com compactação utilizando o gzip, ou na resposta para o tópico “comando dd“, que explica como criar uma clonagem de um disco rígido, ambos links do site viva o linux.

0

Linux / Ubuntu comando dd / converter arquivos / converter imagem / img para iso / linux / nrg para iso / ubuntu /

Comments

  • Moacir disse:

    Ola Amigo esse comando que você esta utilizando não esta convertendo nada…
    Tu esta simplesmente copiando e alterando a extensão(renomeando), verifique o tamanho final da iso e compara com o tamanho do img, será o mesmo tamanho, ISOs são normalmente menores que IMGs, pois as ISOS são arquivos compactados e IMGS são arquivos brutos.

    Você até pode renomear desta forma, e alguns programas que abrem isos irão funcionar, mas NEM todos, alguns programas irão exigir que você converta a img para iso de verdade.

    img pra iso
    ccd2iso
    nero para iso
    nrg2iso

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *