Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Sites sem HTTPS marcados como não seguros pelo Chrome
Sites sem HTTPS marcados como não seguros pelo Chrome
24 abril 2023 /

O Google lançou em julho de 2018, o Chrome versão 68, dito por alguns como sendo um marco histórico no caminho de uma internet mais segura. Isso porque usuários que navegarem na internet com uma versão do Chrome a partir dessa, receberão um aviso de “Site Inseguro” quando o site não tiver o HTTPS instalado

Começando do início: O que é HTTP?

HTTP é protocolo que faz a internet funcionar desde sempre. Veja a definição no Wikipédia:

O Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

É difícil de entender mesmo. Imagine um manual de instruções que os navegadores devem seguir para enviar informações de um computador para outro através da rede de computadores, o HTTP é esse manual de instruções.

E HTTPS?

HTTPS é simplesmente o HTTP com mais uma camada de instruções, ou seja, HTTP + SSL/TLS (resumido como HTTPS). Vamos perguntar ao Wikipédia de novo o que é esse SSL/TLS

O Transport Layer Security (TLS), assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados.

Aqui também tem uma ótima explicação disso tudo mais detalhada.

Até então a forma clássica de identificar um site com essa camada de segurança era encontrando o cadeado verde ao lado do endereço do site seguido do https://.

Para que serve o HTTPS?

Basicamente, tem 2 funções:

  1. Fornecer uma criptografia para a transmissão dos dados. Quando acessamos um site qualquer, enviamos e buscamos dados a todo momento e, nessa transação, um hacker (mesmo um não muito conhecedor do assunto) consegue interceptar esses dados e copiá-los. Imagine fornecer os dados do seu cartão de crédito sem criptografia? Bom, esse certificado SSL já era obrigatória em lojas virtuais já há algum tempo justamente por isso.
  2. Fornecer inequivocadamente a identidade dos proprietários do site. Assim fica mais fácil identificar a organização e os diferenciarmos desses sites falsos que estão online exatamente para roubar dados.

Site não seguro agora é o padrão

Antes da atualização o Chrome não exibia alerta nenhum para sites que não tinham o certificado de segurança com HTTPS e, para aqueles que tinham a camada de segurança, mostrava, além do cadeado verde, uma mensagem “Site Seguro“.

Mas agora com a nova atualização, ou seja, a partir do Chrome 68, sites sem o HTTPS terão uma mensagem “não seguro”. 

O aviso dessa atualização foi dado em fevereiro/2018 no blog do Google. Nas versões posteriores do Chrome, o Google inverteu essa lógica: sites com o HTTPS serão considerados “normais” ou "sites seguros" enquanto sites sem o certificado de segurança HTTPS terão uma mensagem “não seguro”. 

Por que o Google está “obrigando” o uso do HTTPS?

A ideia é fazer com que toda a internet fique mais segura. HTTP tem servidor bem a seu propósito de transmitir dados, mas falha no quesito segurança. Como o Google Chrome é o principal navegador utilizado no mundo com 61,4% dos acessos (e subindo), eles basicamente estão criando um novo padrão.

Você pode até não ter notado, mas os sites de grandes e respeitadas empresas e organizações já usam o certificado SSL/TLS e o HTTPS há muito tempo. É só observar o cadeado verde ao lado do endereço. Alguns navegadores ainda mostram o “https://” antes do www.

Não precisa nem falar que você precisa adquirir o certificado SSL para seu site, certo? Se precisar de ajuda é só nos chamar aqui na Divera. É necessário comprar um certificado SSL para e-commerce, sites em Wordpress ou sites em PHP. Independentemente da tecnologia ou do tipo de site, ele vai precisar do protocolo HTTPS.

Outra vantagem: SEO

O Google já pensa em melhorar a segurança da internet há muito tempo. Nesse post do Blog oficial do Google Webmaster, de agosto de 2014, já se falava que sites seguros, com o HTTPS instalado, seriam privilegiados na SERP (página de resultados da busca).

Todo esse movimento visando a segurança da internet foi iniciado alguns meses antes, em junho de 2014. Foi batizado de “HTTPS Everywhere” e lançado em um evento anual especial para programadores que a empresa faz todo ano, o Google I/O.

Comentário(s)


Endereço

Rua Ataliba de Barros, 182/1107
São Mateus - Juiz de Fora/MG

WhatsApp

(32) 98458-6909

Telefone

(32) 98458-6909

RD Station - Partners