logotipo Linux Mint 11

17 de março de 2012 - Frederico Marinho

Instalar o driver da placa de vídeo Sis 671/771 no Linux Mint 11

Olá galera!

Segundo esse post no site Hardware.com.br que fala sobre suporte às placas SiS Mirage 3 (771/761) no Linux, os chipsets da SiS, além de desempenho e qualidade ruins, são conhecidos pelo fraco suporte no Linux. O seu chipset de vídeo é o SiS Mirage 3 que é bem comum em notebooks de baixo preço.

linux-mint-11

Linux Mint 11

Eu tive um pouco de trabalho para fazer funcionar essa placa de vídeo com resolução de até 1280 x 768 no Linux Mint 11, então decidi postar uma solução simples aqui para quem não quer perder tempo algum.

O Linux Mint, pra quem não conhece, é uma distribuição Irlandesa que tem versões baseadas no Ubuntu e no Debian. Nos últimos meses, tem sido a versão mais visitada no site DistroWatch.com, batendo o Fedora e o Ubuntu. É um Linux, na minha opinião, com melhor “acabamento” que os mencionados, mais fácil de mexer e configurar. E essa é exatamente a proposta da equipe de desenvolvimento, que propõe uma versão “out-of-the-box”, ou seja, pronta para usar assim que acabar a instalação.

Notebook

Amazon PC L104 Dual Core

Meu Notebook é um Amazon PC L104 com processador Intel Dual Core T3200 2.0Ghz com 3 GB de Memória RAM e 120GB de HD. Percebe-se que não é uma máquina potente, mas tem me atendido bem com esse Linux Mint 11, contando que eu costumo rodar uma máquina virtual com 126 MB de memória, NetBeans 7 para programação em PHP, Chromium, Firefox e Thunderbird, tudo aberto simultaneamente. Acredito que agora com a placa de vídeo instalada corretamente, o desempenho vai melhorar.

 

Então vamos lá:

 

1º Fazer download dos drivers da placa:

Driver Winischhofer 32bits XServer 1.7

O arquivo baixado está compactado no formato TAR.GZ e você poderá descompactá-lo em qualquer lugar. Normalmente, ele será baixado para a pasta Downloads, dentro da sua pasta de usuário. Você pode descompactá-lo lá mesmo. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo TAR.GZ e depois em Extrair aqui. Uma pasta 32-bits vai aparecer com 3 arquivos dentro:

  • Readme.txt
  • sis671_drv.la
  • sis671_drv.so

Copie os arquivo sis671_drv.lasis671_drv.so para a pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers

  • Abra o Terminal
  • entre na pasta Downloads e depois em 32-bits (ou no local onde você descompactou o arquivo TAR.GZ)
  • Digite sudo cp sis671_drv.* /usr/lib/xorg/modules/drivers
  • Informe a senha do usuário root (super usuário)

Esse comando irá copiar (cp) os arquivos sis671_drv (o * significa qualquer extensão, tanto .la quanto .so serão copiados) para a pasta informada.

2º Fazer download do arquivo xorg.conf

É o arquivo responsável por utilizar os drivers copiados anteriormente. Não é preciso alterar nada no arquivo, simplesmente baixar e copiar na pasta correta.

Clique para fazer o download: xorg.conf (caso o download não seja efetuado, clique com o botão direito sobre o link e depois em Salvar Link Como)

Esse arquivo precisa ser copiado para a pasta /etc/X11. É interessante, primeiramente, fazer um backup do arquivo xorg.conf atual, ou seja, que já está na pasta /etc/X11 (caso ele exista).

Para efetuar o backup, no Terminal digite:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.old

Fazendo isso, o arquivo atual será copiado com o nome de xorg.old no mesmo local. Se caso ocorrer algum problema depois da configuração, volte esse arquivo para xorg.conf, executando o comando abaixo, também no Terminal:

sudo cp /etc/X11/xorg.old /etc/X11/xorg.conf

Agora, copie o xorg.conf que você acabou de fazer o download para a pasta /etc/X11:

sudo cp xorg.conf /etc/X11

Um detalhe: para o comando funcionar, você já precisa estar na mesma pasta onde gravou o arquivo xorg.conf.

3º Ferramenta de controle de configuração da placa no linux

Obs.: Esse passo é opcional e seu Linux já deveria estar com a resolução de 1280 x 768.

Faça o download do arquivo sisctrl_32

Como você já deve ter percebido, é um arquivo com extensão DEB, ou seja, depois de efetuar o download, basta clicar 2x sobre o mesmo para iniciar a instalação. O instalador de pacotes vai abrir bastando apenas que você clique no botão Instalar Pacote.

Agora é só reiniciar o seu computador.

Utilizei como referência os endereços abaixo:

Minhas descobertas diárias utilizando Ubuntu Linux

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html

github:gist

https://gist.github.com/576445

Qualquer dúvida, postem nos comentários.

Até a próxima.

2

Linux / Linux Mint driver placa de video / driver vga / linux / linux mint / linux mint 11 / mirage 3 / placa de vídeo / sis 671 / sis 771 /

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *